Uma receita com muitos ingredientes porém fácil de fazer, ao invés de ir a padaria e comprar um bolo pronto, faça você mesmo o seu, sem duvida fica bem mais delicioso.
Este bolo de fruta delicioso é especialmente para ocasiões que nem o Natal, para dar um toque mais festivo ainda, experimente cobri-lo com marzipã.
Ingredientes
450 g de cerejas glaceadas
225 g de frutas cristalizadas mistas
300 g de uvas-passas
150 g de passas-de-corinto
175 g de tâmaras sem caroço e picadas
125 g de amêndoas picadas
1/2 xícara (120 ml) de conhaque
1/2 xícara (60 g) de farinha de trigo
2 xícaras (250 g) de farinha de trigo
1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 colher (chá) de cravo-da-índia em pó
1 colher (chá) de pimenta-da-jamaica em pó
1 colher (chá) de canela em pó
1/2 colher (chá) de sal
1 xícara (225 g) de manteiga
2 xícaras (440 g) de açúcar mascavo, apertado na xícara
6 ovos
3/4 xícara (180 ml) de melado escuro
3/4 xícara (180 ml) de suco de maçã
Modo de preparo
1. Em uma tigela média, junte as cerejas, as frutas cristalizadas, as uvas-passas, as passas-de-corinto, as tâmaras e as amêndoas. Acrescente o conhaque e mexa. Deixa a mistura descansar por 2 horas ou por uma noite. Depois, cubra as frutas embebidas com 1/2 xícara de farinha.
2. Preaqueça o forno a 140 ºC. Unte uma forma de bolo redonda, de 20 cm. Forre-a com papel vegetal e volte a untá-la. Em uma tigela pequena, junte 250 g de farinha, o bicarbonato de sódio, o cravo-da-índia, a pimenta-da-jamaica, a canela e o sal. Reserve essa mistura.
3. Em uma tigela grande, bata a manteiga até clarear. Aos poucos, acrescente o açúcar mascavo e os ovos. Misture o melado escuro e o suco de maçã. Bata essa mistura com a manteiga, alternando-a com a da farinha. Faça 4 adições secas e 3 líquidas. Com cuidado, adicione as frutas enfarinhadas. Coloque a massa na forma preparada.
4. Asse o bolo no forno preaquecido por 3 a 3 ½ horas. Ou, então, até que um palito inserido no centro saia limpo. Retire-o da forma e remova o papel vegetal. Deixe-o esfriar por completo. Depois, envolva-o em papel-manteiga, mas deixando-o frouxo. Guarde-o em um recipiente hermético.
0 comentários:
Postar um comentário