Você já deve ter visto em diversas embalagens escrito a famosa frase “não contém Glúten”, mas afinal de contas o que é o Glúten? Porque ele não é utilizado em muitos produtos?
O Glúten é uma proteína amorfa encontrada na semente de muitos cereais combinada com o amido. O Glúten é responsável pela elasticidade da massa da farinha, da mesma forma e consistência dos pães e bolos.
Ela é a principal proteína presente no Trigo, Aveia, Centeio, Cevada, e no malte. Nós sabemos que esses cereais são utilizados na composição de medicamentos, bebidas industrializadas e até mesmo em cosméticos.
Porque o Glúten pode ser prejudicial?
O glúten não é necessariamente prejudicial a todos, mas sim a pessoas portadoras da doença celíaca, essas pessoas são intolerantes a glúten por não conseguirem metabolizar a proteína que fica presente em grãos como trigo, cevada, centeio e aveia.
1% da população mundial desenvolveu alergia ao Glúten, para explicar melhor o efeito é basicamente assim: Imagine comer um pedaço de pão e o seu organismo, ao invés de fazer a digestão completa, absorvendo energias e nutrientes, identificasse uma partícula desse alimento como se fosse um intruso e armasse um ataque.
A doença celíaca é considerada uma patologia auto imune, ou seja, quando o sistema imunológico do organismo ataca a si mesmo.
0 comentários:
Postar um comentário