quinta-feira, 10 de março de 2011

A estranha lenda de Amala e Kamala as meninas lobo

Amala e Kamala, que ficaram conhecidas como as meninas lobo, foram respectivamente duas crianças selvagens encontradas na Índia no ano de 1920. Para quem nunca ouviu falar da lenda de Amala (uma flor amarela) e Kamala (Flor de Lótus) vou brevemente abordar.


A primeira criança chamada Amala tinha um ano e meio e morreu um ano mais tarde, a outra chamada Kamala tinha oito anos de idade e viveu até 1929. Ambas foram criadas e conviviam com uma família de lobos e a conseqüência foi que elas adotaram todos os comportamentos de um lobo, como por exemplo, a locomoção (andar de quatro), uivar para a lua e comer carne crua.


De acordo com a citação de LEYMOND, B. Le development social de l’enfant et del’adolescent. Bruxelles: Dessart, 1965. p 12-14.

“O relato acima descreve um fato verídico e permite entender em que medida as características humanas dependem do convívio social. Amala e Kamala, as meninas-loba da Índia, por terem sido privadas do contato com outras pessoas, não conseguiram se humanizar: não aprenderam a se comunicar através da fala, não foram ensinadas a usar determinados utensílios, não desenvolveram processos de pensamento lógico...”

DAVIS, Cláudia; OLIVEIRA, Zilma de. Psicologia na educação. São Paulo: Cortez: 1990. p 16-17



Apesar de tal afirmação existem controvérsias de que toda essa historia seja uma grande farsa para mais informações sobre essas controvérsias acesse o blog Vestibular Sociologia que possui uma matéria a respeito, ou então a página da Wikipédia na parte de “Estudos Recentes” que também aborda sobre isso.


E você o que acha? A Historia de Amala e Kamala foi uma farsa ou realmente aconteceu?

8 comentários:

  1. oi, na verdade é comprovado que foi mentira isso tudo, ambas sofriam de retardamento mental e o pastor as obrigou a tirara as fotos como ele queria.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nao foi comprovado nao... suspeitas somente. Nada se pôde sustentar de que era farsa. Nem provar que era verdadeiro.

      Excluir
  2. a história é verdadeira sim!!

    ResponderExcluir
  3. Ele n era pastor e sim reverendo.. Tem diferença entre os dois....

    ResponderExcluir
  4. Ele n era pastor e sim reverendo.. Tem diferença entre os dois....

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. É possível que as duas Meninas (Amala e Kamala), apresentassem realmente Transtorno de Déficit Intelectual. No entanto, isso não exclui a possibilidade delas terem convivido e apreendido comportamentos de animais selvagens. Existem outras histórias, principalmente na África de crianças pequenas (2-4 anos) que perderam-se e após longos 20 anos foram “capturadas” e apresentavam comportamentos dos animais aos quais conviveram por longos períodos existenciais. O processo de socialização/aprendizagem acontece nos primeiros anos de vida, sem esse duplo processo aparecerão, invariavelmente, os primeiros Transtornos Específicos da Aprendizagem, que nos acompanhará ao longo de toda a nossa vida. É na interação com outras pessoas que as necessidades do ser humano tendem a ser satisfeitas. Quanto mais tempo se passa sem que esses processos de socialização/aprendizagem surjam na vida (infância) de alguém, acarretará consequentemente, na vida dessa pessoa os Transtornos do Neurodesenvolvimento (Intelectuais, Comunicação, Leitura, Escrita, Motores, Movimentos Estereotipados, Memória, etc). Assim, com o decorrer do tempo, caso esses processos civilizatórios não aconteçam, a “humanização” tende a diminuir e causar problemas profundos de aprendizagem na vida da pessoa afetada.

    ResponderExcluir

Copyright © 2015 Nova e Moderna | Distributed By Blogger Template | Designed By Blogger Templates
Scroll To Top