terça-feira, 19 de abril de 2011

Dia 19 de abril - As mulheres indígenas

Esse dia especial não poderia passar em branco, afinal de contas hoje é dia 19 de abril, dia do nosso mais valioso patrimônio nacional, cultural e histórico, hoje é dia do Índio.


Gostaria de deixar um trecho que fala um pouco sobre a luta da mulher indígena e que mostra como a mulher indígena é uma mãe de verdade que luta para ajudar a sustentar a sua família, sem mais delongas espero que gostem:

KARIRI XOCÓ – A LUTA DAS MULHERES INDÍGENAS

A índia e a inclusão nos movimentos sociais organizados nessa era revolucionaria a mulher indígena vem aos poucos se incluindo em movimentos sociais devido as grandes necessidades sofridas pelo povo gerada até por decisão de lideres que por muitas vezes prejudica a comunidade; também ela vem se incluindo na busca ao direito sobre educação, saúde e trabalho. E dentro de sua disponibilidade e habilidade nós trabalhamos realizadas como artesanatos, músicas, danças e cura. cada vez mais está aparecendo hoje a mulher índia que luta para ser qualificar é sustentar a sua família.

Ydayany Kariri-Xocó



Este trecho foi extraído do site Brasil Indígena.



Os Índio Kariri-Xocó se encontram no litoral nordestino, Alagoas, a região em que eles vivem pode ser visitada por brancos, para que você tenha uma noção ainda maior das palavras de Ydayany gostaria de deixar esse vídeo que mostra um pouco da cultura deles:

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © 2015 Nova e Moderna | Distributed By Blogger Template | Designed By Blogger Templates
Scroll To Top