sexta-feira, 1 de junho de 2012

Eu ganho mais dinheiro que ele. E agora?

Mulheres e homens estão da disputa por melhores oportunidades no mercado de trabalho. Mas, em casa, a troca de papéis pode estar atrapalhando a vida de alguns casais. Se você ganha mais do que ele e esta questão tem pesado no relacionamento, deve estar se perguntando o que fazer para isso não ter maiores reflexos no ambiente familiar. “Esta situação é cada vez mais comum atualmente. Os homens têm que disputar postos de trabalho com as mulheres, o que antigamente não existia. O casal deve conversar sobre isso para que não vire motivo para brigas”, aconselha a psicóloga Renata Azevedo, especialista em terapia familiar.


De acordo com a psicóloga, uma das consequências mais comuns dessa inversão é o parceiro se sentir diminuído. “A sociedade atual tem mudado bastante e alguns homens aceitam o fato de sua mulher ganhar mais do que ele, mas, para muitos, isso ainda é um problema”, diz Azevedo. “A dependência financeira da mulher em relação ao marido era uma forma de poder masculino e, hoje em dia, a possibilidade de perda desse controle pode gerar sensações de frustração e fracasso.”

Demonstrar carinho e respeito é o primeiro passo. Apoiá-lo e incentivá-lo a melhorar sua qualificação são atitudes que podem demonstrar o quanto ele é importante para ela. “É interessante que a mulher dê força ao marido em sua carreira, mas não o pressione. Se isso o incomoda, ele já deve se cobrar e se sentir mal. Portanto, não precisa de mais uma pessoa na cobrança. O incentivo, nesse caso, é muito importante para ele”, orienta Azevedo.


Outra dica é tomar decisões em conjunto. De acordo com a terapeuta, não só a pessoa que paga deve decidir e, sim, o casal. “A mulher nunca deve jogar na cara no marido que ganha mais do que ele. Mesmo que a mulher pague, ela não deve tomar as decisões sozinhas”, avalia a psicóloga, acrescentando que uma relação baseada na falta de respeito pode ter reflexos nos filhos: “Quando os filhos veem os pais jogando coisas na cara um do outro, podem acabar não respeitando o pai como autoridade. Além disso, o marido, para esconder o seu sentimento de fracasso, pode dizer que a mulher abdica dele, da casa e dos filhos pelo trabalho”, diz a terapeuta.

Portanto, na hora da divisão de despesas, entre num acordo com o maridão. “A divisão pode ser proporcional ao que cada um ganha. Reforço que tudo deve ser acordado entre o casal, ou seja, a decisão deverá ser dos dois e deve ser algo confortável para ambos, sem que nenhum se sinta prejudicado ou inferiorizado”, aconselha Renata Azevedo, lembrando que não há regras neste caso: “Não há certo nem errado. O que há é a maneira de lidar com a situação que mais faz sentido para o casal naquele momento”.

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © 2015 Nova e Moderna | Distributed By Blogger Template | Designed By Blogger Templates
Scroll To Top