sexta-feira, 1 de junho de 2012

Educação High Tech

As ferramentas tecnológicas disponíveis hoje podem ser utilizadas para o desenvolvimento das crianças. Com cara de diversão, jogos, sites e dvds educativos estimulam a criatividade e a coordenação motora dos pequenos. “Esses recursos podem servir para despertar o imaginário e abrir o campo emocional e cognitivo”, pontua Vera M. R. de Vasconcellos, psicóloga e professora titular do departamento de estudos da infância da faculdade de educação da Universidade Estadual do Rio de Janeiro.


A tecnologia disponível pode ser uma aliada na hora de educar os pequenos, mas a escolha do conteúdo utilizado deve vir dos pais. “O computador, o tablet ou até mesmo a televisão não são babás eletrônicas. É preciso ficar ligado no que a criança faz. No caso da internet, por exemplo, a curiosidade pode levar a sites com conteúdo impróprio para a idade delas, por exemplo”, ressalva a especialista.

Na dúvida do que apresentar para as crianças, confira previamente a classificação indicativa do jogo ou conteúdo. “As propostas podem ser abertas, mas lembre-se de que os pequenos não podem fazer escolhas sozinhos. A orientação dos pais é indispensável”, orienta a professora, que indica ferramentas para desenhar ou colorir, disponíveis em sites ou programas de computador.


O tempo estipulado para exposição aos recursos tecnológicos deve ser controlado. “De preferência, o mínimo possível. A criança precisa se desenvolver como um todo. O dia a dia deve ter atividades ao ar livre. Ela precisa correr, pular, interagir com outras crianças. Ficar em casa o dia todo em frente a uma tela, ainda que seja exposta a um conteúdo educativo, acaba prejudicando o desenvolvimento do seu filho”, finaliza Vasconcellos.

Via Bolsa de Mulher

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © 2015 Nova e Moderna | Distributed By Blogger Template | Designed By Blogger Templates
Scroll To Top